Currículo CRB

CURRÍCULO

O currículo do CRB está alicerçado nos objetivos pedagógicos desenvolvidos sob a orientação dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), BNCC (Base Nacional Comum Curricular)  e também embasados nos saberes selecionados e organizados com propósito de contribuir para a formação de alunos(as) intelectualmente conscientes de seus direitos e deveres, capacitando-os para resolução de problemas e desafios que encontrarão na sociedade, exercendo assim, cidadania plena de forma ética, em prol de uma sociedade justa e humanizada. Busca-se excelência no material didático, desenvolvido pelos Sistemas de Ensino adotados, para capacitar  alunos(as) a desenvolverem suas habilidades e competências individuais, provocando as descobertas vocacionais. Além disso, estimula-se abordagem interdisciplinar, contribuindo para tornar o(a) aluno(a) um sujeito participativo, reflexivo, ativo, que estabelece diálogo com seus colegas, professores e equipe escolar. O conjunto de experiências, projetos, complementações de componentes curriculares, atividades planejadas previamente definidas pela coordenação pedagógica e assessoria pedagógica, delimita o foco a perseguir; resultados que colaboram para o desenvolvimento contínuo de habilidades e competências contemporâneas dos educandos.  Através de projetos, trabalhos e encontros em datas comemorativas Nacionais e Municipais, intenta-se aproximar culturas de cotidianos passados e atuais ao conhecimento científico, funcionando para a melhor compreensão do mundo em que vivem. O conjunto de experiências das diversas disciplinas da grade curricular e sua complementação, consolidadas em um movimento dinâmico de aprendizagem, juntamente com material pedagógico de alta qualidade dos Sistemas de Ensinos adotados, são consideradas como fundamental para efetivar os objetivos pedagógicos dos seguimentos do CRB desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Para o sucesso desse ideal curricular do CRB é imprescindível a formação contínua dos docentes, congruente as necessidades contemporâneas, buscando capacitar os discentes a desenvolverem autonomia, valorização e gosto pelo estudo, juntamente com a orientação direcionada aos Pais ou Responsáveis, concernente a importância da realização dos exercícios dados em aula, para casa, avaliações, exercícios em plataforma digital e simulados do Sistema de Ensino adotado, como instrumentos imprescindíveis ao atual processo de ensino-aprendizagem. A complementação de componentes curriculares cujas atividades extracurriculares são realizadas nas Quadras Esportivas, nas Piscinas, na Biblioteca, no Teatro, na Sala de Artes, na Sala de Dança, na Horta Orgânica, no Laboratório de Ciências, nas Festas e Projetos elaborados pela Coordenação Pedagógica e Docentes, afeta direta e indiretamente o processo de produção, transmissão, assimilação, e acomodação do conhecimento em todos os envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem no CRB. A intensificação dessa aprendizagem se torna possível no momento das finalizações do material didático dos Sistemas de Ensino adotados, cujos eixos educacionais complementares finalmente se totalizam, desenvolvendo competências e habilidades imprescindíveis para o Ensino da Integralidade do Ser.

 

 Proposta Pedagógica da Educação Infantil

Nossa proposta para a Educação Infantil, Creches, Pré I e II acontece permitindo que o processo natural de assimilação, acomodação e adaptação social das crianças se nutra do letramento social e linguístico, aonde a criança vai se envolvendo em práticas educativas, práticas sociais de leitura e escrita, mediadas por professora estimulando o aluno(a) a interagir com seu grupo escolar. Sob metodologia afetiva e letramento social, é construída a base da aprendizagem na Educação Infantil no CRB, pois a descoberta da ideia de mundo com brincadeiras lúdicas permite que a criança comece a conhecer a função da linguagem oral e escrita para ela e sobre ela. O projeto CRB, com suas inferências próprias para as fases do desenvolvimento infantil, as rotinas diárias das salas, geradas pelos componentes curriculares de nosso colégio, oferecem um contexto abrangente, vinculado aos espaços de comunicação, permitindo a potencialização de habilidades dos(as) alunos(as). Essa proposta se alia ao movimento dinâmico e afetivo da aprendizagem proposto por nosso ideal de ensino, sistema de ensino, projeto bilíngue e projetos CRB. O ensino bilíngue na Educação Infantil em nosso Colégio abrange todas as atividades educacionais desenvolvidas, tanto no recinto escolar como fora dele, com o objetivo de potencializar a aprendizagem da língua inglesa. Esta aprendizagem se desenvolve conduzindo alunos(as) a se apropriarem das percepções auditivas, visuais e cinestésicas, que propiciarão o entendimento e aquisição da Língua Inglesa. Assim coadunando os PCN (Parâmetros Curriculares e Nacionais) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em um Colégio Tradicional atualizado no contexto educacional, acredita-se dessa forma conduzir a criança, a descoberta de sua identidade, sua língua natal, cultura nacional, língua inglesa e sua cultura, sempre respeitando as etapas do desenvolvimento infantil, próprios desse seguimento. Todo o trabalho elaborado possui formato afetivo, com foco para as imagens, a percepção tátil sensória, os sons, o olfato, as brincadeiras direcionadas e livres, as contações de histórias, a musicalidade, o ensino bilíngue, a dança, o esporte, desenvolvidos no cotidiano escolar, possibilitando o exercício do letramento, e proporcionando o desenvolvimento integral da criança de até cinco (5) anos no Colégio, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, com a relação família e Colégio que é fundamental para a formação cidadã.  

 

Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I

A proposta para o Ensino Fundamental I, conscientiza o aluno(a) à valorização da obtenção do conhecimento através do convite a integração de valores humanos, éticos e morais contribuindo para a formação de uma sociedade melhor. A busca de diálogo entre docentes, discentes, equipe escolar e família é de suma importância, pois potencializa o desenvolvimento dos conceitos, a tomada de atitudes, a responsabilidade individual e social, a liberdade de educar e aprender e a criatividade. O excelente material do sistema de ensino adotado, o uso de tecnologia, as avaliações tradicionais, reflexivas, inclusivas, atividades de complementação curriculares, esportivas e culturais, eventos e excursões, são ferramentas usadas que colaboram para o desenvolvimento das competências e habilidades que incentivam a capacidade de introjeção do conhecimento acadêmico e social dos discentes. Nesta fase a aprendizagem acontece de forma dinâmica, criando hábitos educacionais, intensificando a capacitação dos(as) aluno(as) em uma escolarização letrada, alfabetizada  fonicamente, cujo foco no início, é o processo de alfabetização durante os três(3) anos iniciais (1º, 2º, 3ºanos). O destaque deste importante seguimento prossegue valorizando os procedimentos e atitudes a serem cumpridos por docentes, discentes e família, valorizando um maior desenvolvimento de competências e habilidades já despertadas por cada discente até aqui e que se intensificam. A intensificação dessa aprendizagem se torna possível no momento das finalizações do material didático do Sistema de Ensino adotado, pois as atividades complementares do currículo ganham tempo maior para a interseção e culminância de projetos do CRB. 

 O ensino bilíngue nesse segmento permeia todas as atividades educacionais desenvolvidas, tanto no recinto escolar como fora dele, com o objetivo de potencializar a aprendizagem da língua inglesa. A aquisição de mais um idioma, operaciona a compreensão de novas formas de experienciar a vida no Colégio, comunidade local e mundo, pois conhecer países falantes da língua inglesa despertará possibilidades de estabelecer paralelos e semelhanças entre tais culturas.

 

Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental II

Para o Ensino Fundamental II, intenciona-se contribuir com a aceleração da capacitação dos alunos(as) atuarem como cidadãos em suas comunidades. Com uma abrangência maior de conteúdo, com abordagens de temas interdisciplinares e temas transversais, desenvolvendo a criatividade e autonomia do(a) aluno(a). Fatos e dados literais memorizados até aqui são conteúdos que alicerçam os conceitos que se formam nessa fase do desenvolvimento humano. O pensamento formal permitirá maior uso da interpretação e entendimento dos conceitos acerca de si mesmos e do mundo, contribuindo para uma vida adulta plena. A relação Família e Colégio nesta fase é imprescindível para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. A participação dos Pais ou Responsáveis nas reuniões iniciais, reuniões pedagógicas, reuniões individuais, encontros, telefonemas diários e agenda escolar, nesta fase tornam-se imprescindível.

Para o Ensino Fundamental II, séries do sexto(6º) ao nono (9º) ano, o Projeto Bilíngue, ao se unir com os projetos CRB desses anos, permite um ambiente criativo multicultural, integrando alunos (as) a novas experiências culturais em ambas as línguas, em diferentes contextos de aprendizado, mas sempre preservando a identidade cultural brasileira. As informações oriundas da Língua Inglesa em associação ao uso de tecnologia, contribuem também para que alunos(as) desenvolvam ainda mais suas capacidades de interpretação de várias linguagens orais e escritas. O ensino bilíngue nesse seguimento apresenta-se como ferramenta indispensável frente à aprendizagem atualizada de jovens em um mundo globalizado.

 

Proposta Pedagógica do Ensino Médio                                         

Contribuir para a formação cidadã, visando um melhor desempenho na preparação dos alunos(as) para o mercado de trabalho, visamos ensinar aptidões e habilidades para o sucesso em Cursos técnicos, Concursos, ENEM e Vestibulares. Nosso projeto pedagógico para esse último seguimento tem por meta o incentivo e motivação pelas vocações especificas de cada aluno(a) e a revisão dos conteúdos, aprendido até aqui. Prevalece, um maior acesso as diversas informações e conhecimentos tecnológicos, incentivando a busca pelas inovações, e explicações diante de dúvidas ou pendencias acadêmicas, resolvendo-as, para que alunos(as) estejam aptos para os desafios de um mercado de trabalho competitivo, acreditando em si mesmos e mantendo princípios de alteridade e humanismo.