PPP

 COLÉGIO RIO BONITO

HISTÓRIA

O Colégio Rio Bonito, que também se identifica pela sigla CRB, iniciou suas atividades no dia 1º de março de 1928 com o nome Gymnasio de Rio Bonito. Na Av. Santos Dumont no imóvel denominado Chalé da Serra. Em 29 março de 1941, em sua nova e definitiva sede, o Colégio Rio Bonito foi dirigido pelos professores Dr. Munir Abdala Helayel e Dr. Wilson Federici até o ano de 1943. A partir dessa data, Dr. Paulo Couto Epfeil e Dr. Maurício Kopke assumiram a direção durante 37 anos.

Em 1979, o Colégio passou a ser dirigido pelo Dr. Mauricio Hanna Badr e pela professora Eunice Porto Badr assumindo o cargo de vice direção. A partir do ano de 2011 a direção passou a ser exercida pelo Dr. Marcelo Porto Badr e pela Dr. Maria Rosana Silva Badr assumindo o cargo de vice direção.

SOBRE O CRB

O Colégio Rio Bonito está situado na Avenida Manoel Duarte nº 307, no Centro da cidade de Rio Bonito, RJ, fato que lhe dá outra de suas características: não é um Colégio de bairro, mantendo, por isso, no seu corpo discente alunos(as) das mais diversas localidades de Rio Bonito e de algumas cidades vizinhas, como Silva Jardim, Tanguá, Casemiro de Abreu, dentre outras. O Colégio oferece Educação Básica dividida em: Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo oferecido nos segmentos Creche, Educação Infantil, Fundamental I, regime de horário integral opcional. Desse modo, o aluno(a) inicia as suas atividades escolares, às 7h10min e encerra o seu dia no Colégio às 18h10min.

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP)

Atualmente, o Colégio Rio Bonito está alicerçado nos princípios e valores de uma Escola Tradicional que busca tendências de uma escola da contemporaneidade e ideias Humanistas que inspiram toda a ação pedagógica, administrativa e de gestão. O Colégio Rio Bonito está identificado, como espaço de formação integral do ser humano, com uma proposta de escolha consciente, responsável em processo interdisciplinar. O foco está na predominância de ações determinantes, dirigidas para realizações da construção da aprendizagem, direcionadas, a todos os envolvidos nesse processo educacional, respeitando individualidades e especificidades de construções, competências e habilidades físicas e psíquicas, que comporta as dimensões; intelectual, afetivo, emocional, cognitivo, ético, criativo, lúdico, social e transcendental. Traduzido num currículo abrangente que acredita e insere complementações aos seus componentes curriculares, o Projeto Político Pedagógico do Colégio Rio Bonito se consolida na sua dinâmica e metodologia aplicadas, que visam atingir os seus objetivos de formar Seres Humanos comprometidos com a formação do caráter de forma ética, moral, política e com responsabilidade individual e social na comunidade local em que estão inseridos, integrando-os na comunidade global, tornando-os assim concidadãos. A intenção dessa concepção política pedagógica é ressaltar a importância do pensar como estudo, análise, reflexão, diálogo e pesquisa para tomada de atitudes orientadoras para o curso da vida profissional e humana.  Ao realizar seu PPP o Colégio através da Direção, Gestão, Coordenações, Orientação Educacional, Docentes, Secretário e Equipe Escolar que o compõem, se comprometem na busca incessante de uma educação de excelência.

 O Projeto Bilíngue no CRB oferece o ensino bilíngue, como ferramenta indispensável frente aos desafios encontrados na educação de crianças e jovens de nosso país, frente a um mundo que se organiza em sua complexa globalização, exigindo atualização de todos nós educadores. O ensino bilíngue no Colégio Rio Bonito possui uma sala exclusiva equipada com todo material de apoio possibilitando abranger todas as atividades educacionais desenvolvidas, tanto no recinto escolar como fora dele, com o objetivo de potencializar a aprendizagem da língua inglesa. Esta aprendizagem se desenvolve conduzindo alunos(as) a se apropriarem das percepções auditivas, visuais e cinestésicas, que propiciarão um maior entendimento da língua inglesa. A aquisição de mais uma língua, operacionalizará a compreensão em novas formas de experienciar a vida no Colégio, comunidade local e mundo, pois conhecer países falantes da língua inglesa despertará possibilidades do mesmo(a) em estabelecer paralelos, semelhanças entre a cultura brasileira e a cultura de países que utilizam a língua inglesa. A proposta bilíngue para a Educação Infantil (Creches, Pré I e II), acontecerá através do processo natural de assimilação e acomodação da língua materna. Com ênfase no letramento, a criança vai se envolvendo em práticas sociais de leitura e escrita, mediada por professora(o) e interagindo com seu grupo escolar. Os projetos do Colégio, com suas inferências, contribuem também, como oportunidades de aproveitamento para este ensino bilíngue, pois as rotinas diárias das salas oferecem um contexto abrangente, vinculando os espaços de comunicação, potencializando as habilidades dos(as) alunos(as), conduzindo-os(as) nesse processo para a aquisição desta segunda língua. Para o Ensino Fundamental, o projeto bilíngue, ao se unir com os projetos pedagógicos e complementações curriculares desse segmento, permite um ambiente criativo multicultural, integrando alunos(as) a novas experiências culturais em ambas as línguas, em diferentes contextos de aprendizado, preservando a identidade cultural brasileira em ambas as línguas.  As informações oriundas da língua inglesa em associação do uso de tecnologias contribuem para que nossos(as) alunos(as) desenvolvam ainda mais suas capacidades de interpretação de várias linguagens orais e escritas. As aulas de inglês com carga horária estendida diariamente abordam temas das disciplinas de Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Educação Física e eixos tecnológicos, artísticos e de desenvolvimento sustentável, utilizando a língua como objeto de estudo. O uso da língua se faz presente em eventos escolares, excursões, desfiles Municipais comemorativos, festividades, formaturas e atividades complementares dos componentes curriculares, desenvolvidas nos dois idiomas. Nesse ambiente favorável a imersão da língua inglesa, todo o espaço físico escolar é sinalizado nos dois idiomas.

Ao educador bilíngue cabe o grande desafio de ser o responsável pelo desenvolvimento das diferentes competências e habilidades de seus alunos(as). Todos os profissionais são qualificados para o ensino e fluentes na L2. A equipe de educadores bilíngues do Colégio Rio Bonito é constituída por profissionais experientes no ensino da língua inglesa com perfis variados, possuindo habilitação e proficiência na língua estrangeira. Os coordenadores do ensino bilíngue participam de estudos e pesquisa na área de educação bilíngue com cursos de pós-graduação em Educação Bilíngue no instituto Singularidades em São Paulo. Curso sobre abordagem CLIL, cursos de extensão sobre bilinguismo, neurociência e aquisição da segunda língua no São Paulo Open Centre e Instituto Singularidades, além de fóruns e participação de seminários e conferências nacionais e internacionais onde se discute ensino bilíngue no Brasil e no exterior em formato presencial e/ou online.

Em parceria com SAYS BILINGUAL o Colégio Rio Bonito oferece a todos os seus alunos(as) a possibilidade de certificação internacional através das provas do TOEFL primary, TOEFL junior e TOEFL ITP. Essas provas são reconhecidas internacionalmente em mais de 9000 instituições de ensino em 180 países. Além das provas internacionais, o Ensino Bilíngue do Colégio Rio Bonito oferece oportunidades de intercâmbio para alunos(as) e professores em parcerias firmadas com empresas como a BLI que oferece cursos para estudantes e professores no Canadá que desejam melhorar sua fluência na comunicação em inglês para trabalho, escola, viagem e ou diversão. A parceria também se estende a BIL intercâmbios que está no mercado desde 1985 e pode ser definida como uma operadora, pois também oferece uma grande estrutura para parcerias com empresas, professores, escolas e etc. A BIL intercâmbios, oferece pacotes para diversos públicos e interesses, inclusive para adolescentes. A escola desenvolve anualmente a “Feira de Intercâmbio” onde os alunos(as) ficam a par de todas as propostas e formas de estudar no exterior, além de conhecer um pouco de cada país onde o curso será ministrado.

O Projeto de Inclusão Social CRB se alicerça em nosso currículo tradicional contemporâneo humanista e permeia toda a atividade acadêmica de nosso Colégio que se organiza no entendimento da responsabilidade consciente da construção do processo ensino-aprendizagem, acreditando no conceito de homem como um fenômeno de totalidade e integralidade, na busca de conhecimento acerca de si mesmo e na busca de um mundo de liberdade e igualdade para todos os seres humanos. Alicerçado nos pressupostos teóricos metodológicos, que regem Direção, Coordenação, Orientação, Docência e Equipe Escolar, a proposta política delimita nosso espaço físico, organizacional e intelectual, atravessando toda Equipe Escolar na ênfase do desenvolvimento do ‘Ser’. A concepção do que é tradicional está enfatizada na ética, moral e valores humanos, educando alunos(as) na aquisição de valores próprios e inalienáveis. A formação de cidadãos, o respeito aos sujeitos envolvidos na apropriação do conhecimento acadêmico e social de crianças e adolescentes, sujeitos de direitos e deveres, desde o nascimento, se solidifica nessa abordagem centrada no ‘Ser’, assegurando-lhes e resgatando-lhes o respeito e especificidades próprias, e de suas famílias. O Colégio Rio Bonito tem por missão ensinar que,Ser” é alguém em processo, em movimento, dinâmico, em construção, nunca passível de ser esquematizado, domesticado e reduzido. O homem é um ‘Ser’ concebido originalmente como possuidor de recursos próprios que lhe permite superar as condições existenciais adversas que surgem no campo da experiência.  A relevância da nossa missão tradicional humanista é justificada por uma abordagem que desestrutura desigualdades sociais. Acreditamos que, conduzir alunos(as) ‘ditos com necessidades’, ao entendimento de se tornarem “Seres” autônomos e responsáveis, significa ensiná-los à valorizações próprias, a se tornarem plenamente inteiros em níveis intelectuais, sociais, políticos e transcendentais, proporcionando-lhes espírito crítico e libertário. O trabalho educacional de ‘inclusão’ do  Colégio funciona longe da opressão de formatos inclusivos educacionais que ao invés de incluir, excluem e aprisionam crianças, famílias e educadores, com formas de medicalização do ensino, fenômeno que vem acompanhado do uso de psicofármacos, diagnósticos, testagens, que rotulam e  desintegram pessoas, como se desta forma encontra-se soluções para problemas de aprendizagens de crianças e adolescentes, com suas necessidades orgânicas, intelectuais, cognitivas, psicossociais e transcendentais. Nosso currículo acredita que todos os “Seres Humanos” possuem necessidades especiais, sendo assim, Docentes e Coordenação, realizam avaliações adaptadas, atividades em sala de aula e fora dela, recursos tecnológicos com mediadoras. O CRB recebe profissionais externos da área de Saúde que estejam atendendo alunos(as) e os critérios estabelecidos por estes, bem como diagnósticos, testagens e pareceres científicos.

 

ESTRUTURA

O Colégio de Rio Bonito oferece uma excelente e moderna estrutura para atender a alunos(as) em período parcial e integral, com espaços próprios para a realização das diversas atividades de seu abrangente currículo escolar. A ampla e completa infraestrutura do Colégio proporciona um ambiente agradável no qual permite aos alunos(as) uma interação com os espaços oferecidos, que são:

 

DSCF0348

RECEPÇÃO

Climatizada, com modernas instalações, com profissionais capacitados para atendimento de toda a demanda escolar, externa e interna, buscando através dos recursos de comunicação como radio, ramais, telefonia, e-mail, um atendimento satisfatório para toda a comunidade escolar. 

 

 

 

 

 

memorial

 

MEMORIAL CRB

Anexo a recepção do Colégio, possui ambiente climatizado, com acervo de troféus, fotos, documentos e objetos que contam a história do CRB.

 

 

 

 

 

 

DSCF0952

 

SALA DA DIREÇÃO

Localizada ao lado da Recepção e Memorial CRB, a sala da direção é reservada ao Diretor, que está capacitado e compromissado em sua capacitação continuada e dos Docentes, para atuar em uma gestão democrática de tolerância, respeito e solidariedade, guiando a equipe diretiva, administrativa, coordenação, docente e discente no caminho da verdade, dignidade, disciplina, justiça, na promoção da diversidade dentro da unidade escolar.

 

 

 

 

secretaria 2

 

SECRETARIA

local reservado ao Secretário Escolar, cuja finalidade é zelar pelos documentos como atas, diários, diplomas, histórico e declarações. Este local também é destinado ao atendimento de professores, coordenadores, alunos(as), pais ou responsáveis e s supervisão escolar.

 

 

 

 

biblioteca

 

BIBLIOTECA

ambiente climatizado com mobiliário confortável para todos alunos(as). Possui acervo físico de 3.700 livros, e no segmento infantil com livros 3D. A disponibilidade de livros é oferecida tanto para consulta quanto para empréstimo aos alunos(as), professores e funcionários. Este espaço está também informatizado com acervo digital da Biblioteca Mundial. A Biblioteca conta ainda com espaços para estudo individual ou em grupo de alunos, e dispõe de computadores conectados à Internet para realizar pesquisas e trabalhos escolares, funcionando nos dias letivos, sob a orientação de bibliotecária.

 

 

 

Lab

 

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Nesse espaço climatizado os aluno(as) realizam a prática correspondente às informações teóricas adquiridas em sala de aula, consolidando a aprendizagem. Espaço refrigerado, equipado com material de ponta: Microscópio eletrônico (com câmera possibilitando toda a turma visualizar em tela plana as imagens das experiências realizadas) e todo equipamento necessário para realização das atividades práticas.

 

 

 

 

 

 

COMPLEXO ESPORTIVO

 

piscina

 

 1.1 PISCINA SEMI OLÍMPICA

Nesse espaço, alunos(as) se capacitam para atividades aquáticas direcionadas pelo professor da disciplina de Educação Física.

 

 

 

 

 

DSCF9993

 

1.2  PISCINA INFANTIL

Localizada no espaço destinado à Educação Infantil, a piscina possui tamanho próprio apenas para complementação de atividades físicas e recreativas destinadas a este segmento com o professor de Educação Física.

 

 

 

 

 

 

 

 

1.3  QUADRA DE FUTEBOL EXTERNA

É um dos espaços utilizados para as aulas de Educação Física, jogos, brincadeiras culturais como, queimadas, cabo de guerra, corrida de saco e lazer nos momentos de recreio do Colégio.

 

 

 

 

 

 

 

DSCF0451

 

 

1.4 GINÁSIO DE ESPORTES PROFESSOR MAURICIO BADR

Possui quadra poliesportiva, placar eletrônico, vestiários e banheiros. Ambiente destinado à prática de futsal, vôlei, basquete e handebol.  Este espaço é destinado também para realizações de eventos e festividades anuais.

 

 

 

 

 

DSCF0290

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Com espaço exclusivo composto por onze salas de aula, uma sala Brinquedoteca, parquinho, piscina, varanda para contações de histórias. Todas as salas de aula são: refrigeradas, com mobiliário infantil moderno, brinquedos pedagógicos, bebedouro refrigerado, geladeira, banheiro moderno com louças próprias para a idade das crianças, ducha e materiais de higiene descartáveis. Algumas salas estão equipadas com TV e berços devido a necessidades pedagógicas.

 

 

 

DSCF0288

 

CANTINA/ REFEITÓRIO 

Com alimentos fornecidos por empresas terceirizadas legalizadas que garantem a qualidade dos produtos consumidos. Salgados assados, salada de frutas, frutas, sanduíche natural, cumprindo os requisitos exigidos para uma alimentação saudável.

O almoço no CRB é oferecido para alunos(as) do horário integral, para todo o alunado, pais e equipe escolar. Está sob a responsabilidade da empresa terceirizada.

 

 

 

DSCF9994

 

PARQUE INFANTIL

Com espaço destinado aos alunos do Ensino Fundamental I, composto por: vários balanços, escorrego, gangorra e gaiola.

 

 

 

 

 

 

 

DSCF0454

 

 

CANTINA DO GINÁSIO POLIESPORTIVO

Funcionando em dias de eventos esportivos, culturais e festividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCF0350

 

 

REPOGRAFIA

Anexa a secretaria, equipada com copiadoras e impressoras. O atendimento é feito por profissional gabaritado para atender à grande demanda de todo material impresso produzido, tanto para o trabalho pedagógico direto, como para todos os outros setores do Colégio.

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCF3352_converted

 

SALAS DE AULA

Salas com ar condicionado, lousa branca e carteiras modernas, ergonometricamente corretas com assento e encostos anatômicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCF0353

 

SALA DE ARTE

Refrigerada e equipada com bancada coletiva e materiais adequados, oportunizando os alunos(as) na realização de atividades artísticas, lúdicas e inclusivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

SALA DOS PROFESSORES

Ambiente refrigerado, equipado com mesa para reuniões bimestrais e seus respectivos conselhos de classe, armários, geladeira e local do café e chá. É local reservado exclusivamente para o Corpo Docente e seus materiais diários de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

DSCF0361

 

 

SALA DA COORDENAÇÃO

Ambiente refrigerado, reservado exclusivamente para a equipe de Coordenação Pedagógica. O espaço é composto por mesa com computador e impressora, escrivaninhas, mobiliário de estar para atendimento a Pais ou Responsáveis, professores e profissionais da área de saúde (demanda externa) e alunos(as).

 

 

 

 

 

 

DSCF0950

 

SALA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 

Local reservado para o recebimento de alunos(as) encaminhados pela Coordenação Pedagógica e Docentes com a intenção de investigar assuntos referentes a comportamentos que sugerem uma análise do Orientador(a) Educacional, para realizar devidos encaminhamentos ou uma melhor compreensão dos casos em questão. Este ambiente é refrigerado e composto por móveis e materiais próprios para este atendimento e é de teor orientador para toda a equipe escolar também.

 

 

 

 

 

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Setor está localizado no segundo (2º) andar do Colégio, ambiente refrigerado, moveis e utensílios adaptados ao setor, liderado por profissionais especializados, cuja responsabilidade é promover a informação, interna e externa do Colégio, através do registro de textos e imagens. Compete ao setor também distribuir equipamentos tecnológicos a toda demanda diária dos docentes, contribuindo com a formação tecnológica dos discentes, bem como cuidar do site, facebook, instagram, onde são divulgadas as atividades escolares e pedagógicas do cotidiano escolar.

 

 

 

 

 

TEATRO

Refrigerado, com trezentos lugares, sonorizado, com iluminação e palco especiais, é o ponto de encontro para apresentações, palestras, reuniões de pais e professores, culminâncias, festas de encerramento de ano e formaturas.

 

 

 

 

 

 

AÇÕES E PROJETOS SOCIAIS

Educação ambiental conscientizando e direcionando alunos(as), com ações ecologicamente corretas como: o racionamento de água através de descargas econômicas, coleta de lixo eletrônico e coleta de óleo vegetal usado. O lixo eletrônico coletado é doado anualmente para as empresas de reciclagens e o óleo recebido é transformado em barras de sabão  fabricadas por alunos(as) participantes do projeto de educação ambiental CRB.

A maior ação de cidadania em nosso Colégio ocorre durante a Olimpíada Solidária CRB, onde os alimentos, fraldas descartáveis e brinquedos arrecadados são doados à Instituições de Caridade locais.   Outro projeto de cidadania do nosso Colégio estende-se também com empréstimo da Quadra Poliesportiva, para a realização anual dos Jogos Estudantis de Rio Bonito, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer do Município, proporcionando aos alunos(as) da rede pública e privada da educação, praticarem diversas modalidades de esportes em importantes e saudáveis competições.

 

 

 

DSCF0650

 

COZINHA

Espaço de utilização dos funcionários destinados a alimentação dos mesmos e se integra também a realizações pedagógicas, quando são elaborados projetos de preparação de alimentos entre professores(as) e alunos(as). Equipada com fogão, geladeira, bancada de granito, utensílios e eletrodomésticos.