Robótica CRB

ro  Como é de conhecimento de toda comunidade escolar, nossa parceria com colégios tem trazido várias novidades e benefícios aos alunos de uma maneira geral. São vários projetos e conteúdos de aula ministrados, através dos quais preparamos nossos queridos alunos para a “vida tecnológica”, já que este é um caminho inevitável nos dias atuais e cheio de boas possibilidades para todos.

Diante disso, gostaríamos de convidar você para um encontro. Nossa intenção é apresentar melhor o que é nossa Robótica, como acontece o curso, as competições escolares, os desafios aos quais os alunos são submetidos, enfim: mostrar o que já é um sucesso!

Como uma rápida explicação, nossas aulas no curso de Robótica visam o aprendizado e evolução dos alunos em projetos de grupo, trabalho cooperativo e o desenvolvimento humano nas relações interpessoais, além dos estudos em programação e engenharia básica para robôs. Ao longo dos anos também observamos o bom desempenho de nossos alunos em torneios de Robótica, onde além da competição em si (que é muito emocionante), eles podem trocar experiências com outros alunos e conhecer novas tecnologias. As competições de Robótica acontecem em vários estados brasileiros e também no exterior. Possuem incentivos do Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, CAPES e Sociedade Brasileira de Computação. Obviamente a participação dos alunos em torneios NÃO é obrigatória e o fato de não participar de competições não acarreta nenhum prejuízo ao aprendizado.

DSCN0023  A Robótica é um meio moderno e eficiente de aplicar a “teoria piagetiana” em sala de aula. O aluno é levado a pensar no foco do problema, assimilando-o para, posteriormente, acomodá-lo em sua perspectiva de conhecimento. Todo o processo de construção de um experimento robótico leva ao equilíbrio abordado por Piaget. O professor também deixa de ser o único e exclusivo provedor de informações para tornar-se o dinamizador no processo de aprendizagem.

Visa também levar o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, a sair da teoria para a prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos, nos conceitos e valores. Possibilita que o aluno, como ser humano concebido capaz de interagir com a realidade, desenvolva capacidade para formular e equacionar problemas. Nesse ponto a Robótica mais uma vez segue Piaget, para quem o objetivo da educação intelectual não é saber repetir verdades acabadas, mas aprender por si próprio. Na teoria construtivista o conhecimento é entendido como ação do sujeito com a realidade. Em ambientes de Robótica os alunos constroem sistemas compostos por modelos e programas que os controlam para que eles funcionem de uma determinada forma.

Venha conhecer pessoalmente nosso projeto!